Durante vários minutos seguidos, imagens mostram coelhos tranquilos, com uma música clássica ao fundo. Após um rápido intervalo, é a vez dos cavalos, que ficam parados olhando para a câmera que os filma, enquanto é tocada uma melodia de piano. Depois, paisagens das mais diversas aparecem, com uma trilha musical digna de correntes de WhatsApp. O que parece uma National Geographic sem graça é, na verdade, parte de uma programação feita apenas para pets assistirem. Criada em junho de 2016, a EaseTV é o primeiro canal de TV para animais do Brasil.
Assim como a Netflix, o serviço é pago em um plano mensal e pode ser assistido em qualquer dispositivo que possa ser conectado a internet. A ferramenta tem três planos diferentes: o básico (R$14,90), o Plus (R$19,90) e o Premium (R$39,90).
No básico, o assinante tem acesso a programação de TV 24 horas por dia. No Plus, além da TV, o usuário tem acesso ao PetPhone, serviço de atendimento telefônico 24 horas por dia com veterinários de plantão para tirar dúvidas sobre o pet, caso precise é possível calcula prazo em que o canal fica no ar e o Pet Club, clube de vantagens com descontos em serviços e produtos. O assinante Premium tem as vantagens do Plus, enquanto esse recebe também um Easepet, menor rastreador de animais do mercado.
Tiago Albino, sócio-diretor da marQ Systems, empresa de tecnologia por trás da EaseTV, falou sobre o processo de criação da ferramenta. “Grande parte das pessoas tem pets em suas residência e deixam sozinhos para ir trabalhar ou estudar”, conta. “Para melhorar esse cenário, criamos uma fonte de entretenimento para que a pessoa possa deixar os animais entretidos com uma programação adequada para os animais“, explica.