{"id":68,"date":"2022-08-20T02:39:01","date_gmt":"2022-08-20T02:39:01","guid":{"rendered":"https:\/\/www.grupoeditorialnovoconceito.com.br\/?p=68"},"modified":"2023-11-03T20:22:39","modified_gmt":"2023-11-03T20:22:39","slug":"tecnologia-amiga-ou-inimiga-da-noticia","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.grupoeditorialnovoconceito.com.br\/tecnologia-amiga-ou-inimiga-da-noticia\/","title":{"rendered":"Tecnologia: amiga ou inimiga da not\u00edcia?"},"content":{"rendered":"\n
A Pew Research ressalta que n\u00e3o \u00e9 de hoje que se sabe que os investimentos no digital n\u00e3o necessariamente v\u00e3o parar nas empresas\u00a0de not\u00edcias. H\u00e1 dinheiro na web: o total de gastos com publicidade digital cresceu mais 20% em 2015 para cerca de US$ 60 bilh\u00f5es, uma taxa de crescimento mais elevada do que em 2013 e 2014. Mas as organiza\u00e7\u00f5es de jornalismo n\u00e3o t\u00eam sido os principais benefici\u00e1rios. Na verdade, em compara\u00e7\u00e3o com o ano anterior, h\u00e1 ainda mais fatias do bolo das receitas de an\u00fancios digitais, 65% para ser mais espec\u00edfico, sendo engolida por cinco empresas de tecnologia, nenhuma delas de jornalismo: Facebook, Google (criador do famoso provedor de email gmail entrar<\/a>), Yahoo, Twitter e AOL.<\/p>\n\n\n\n O faturamento de publicidade nas m\u00eddias digitais subiu 18% de 2013 para 2014. Em n\u00fameros absolutos, passou de US$ 43,1 bilh\u00f5es para US$ 50,7 bilh\u00f5es. Dentro desse universo, chama a aten\u00e7\u00e3o o salto do montante gasto em mobile: de US$ 10,7 bilh\u00f5es gastos em 2013 para US$ 19 bilh\u00f5es em 2014, um aumento de 78%. A publicidade em mobile totaliza 37% do investido no digital. Antes era 25%.<\/p>\n\n\n\n Cada vez mais, os dados sugerem que o impacto que estas empresas est\u00e3o tendo sobre o neg\u00f3cio do jornalismo vai muito al\u00e9m do lado financeiro, transformando elementos-chave da ind\u00fastria de not\u00edcias em si. Na era pr\u00e9-digital, as organiza\u00e7\u00f5es de jornalismo controlavam os produtos de not\u00edcias e servi\u00e7os do in\u00edcio ao fim, incluindo escrita e produ\u00e7\u00e3o, embalagem e entrega, experi\u00eancia do p\u00fablico e sele\u00e7\u00e3o editorial. Com o tempo, as empresas de tecnologia tomaram algum desses pap\u00e9is, suplantando as escolhas e objetivos dessas empresas not\u00edcias com suas pr\u00f3prias escolhas e objetivos, incluindo os algoritmos do facebook, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n Nem tudo s\u00e3o m\u00e1s not\u00edcias quando se trata de tecnologia. Liderado pelo Serial, os podcasts v\u00eam apresentando um crescimento constante nos \u00faltimos dois anos. Segundo o Pew, \u201cavan\u00e7os na tecnologia\u2014 em particular, o r\u00e1pido crescimento no uso de smartphones e de aparelhos mobile e a facilidade de escutar no carro\u2014 contribu\u00edram para um ligeiro aumento no interesse por podcasts. No Brasil, eles j\u00e1 existem, mas aos poucos est\u00e3o se popularizando, seguindo outras tend\u00eancias nas comunica\u00e7\u00f5es.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" A Pew Research ressalta que n\u00e3o \u00e9 de hoje que se sabe que os investimentos no digital n\u00e3o necessariamente v\u00e3o parar nas empresas\u00a0de not\u00edcias. H\u00e1 dinheiro na web: o total de gastos com public","protected":false},"author":1,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[1],"tags":[],"class_list":["post-68","post","type-post","status-publish","format-standard","hentry","category-uncategorized"],"yoast_head":"\n