{"id":68,"date":"2022-08-20T02:39:01","date_gmt":"2022-08-20T02:39:01","guid":{"rendered":"https:\/\/www.grupoeditorialnovoconceito.com.br\/?p=68"},"modified":"2023-11-03T20:22:39","modified_gmt":"2023-11-03T20:22:39","slug":"tecnologia-amiga-ou-inimiga-da-noticia","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.grupoeditorialnovoconceito.com.br\/tecnologia-amiga-ou-inimiga-da-noticia\/","title":{"rendered":"Tecnologia: amiga ou inimiga da not\u00edcia?"},"content":{"rendered":"\n

A Pew Research ressalta que n\u00e3o \u00e9 de hoje que se sabe que os investimentos no digital n\u00e3o necessariamente v\u00e3o parar nas empresas\u00a0de not\u00edcias. H\u00e1 dinheiro na web: o total de gastos com publicidade digital cresceu mais 20% em 2015 para cerca de US$ 60 bilh\u00f5es, uma taxa de crescimento mais elevada do que em 2013 e 2014. Mas as organiza\u00e7\u00f5es de jornalismo n\u00e3o t\u00eam sido os principais benefici\u00e1rios. Na verdade, em compara\u00e7\u00e3o com o ano anterior, h\u00e1 ainda mais fatias do bolo das receitas de an\u00fancios digitais, 65% para ser mais espec\u00edfico, sendo engolida por cinco empresas de tecnologia, nenhuma delas de jornalismo: Facebook, Google (criador do famoso provedor de email gmail entrar<\/a>), Yahoo, Twitter e AOL.<\/p>\n\n\n\n

O faturamento de publicidade nas m\u00eddias digitais subiu 18% de 2013 para 2014. Em n\u00fameros absolutos, passou de US$ 43,1 bilh\u00f5es para US$ 50,7 bilh\u00f5es. Dentro desse universo, chama a aten\u00e7\u00e3o o salto do montante gasto em mobile: de US$ 10,7 bilh\u00f5es gastos em 2013 para US$ 19 bilh\u00f5es em 2014, um aumento de 78%. A publicidade em mobile totaliza 37% do investido no digital. Antes era 25%.<\/p>\n\n\n\n

Cada vez mais, os dados sugerem que o impacto que estas empresas est\u00e3o tendo sobre o neg\u00f3cio do jornalismo vai muito al\u00e9m do lado financeiro, transformando elementos-chave da ind\u00fastria de not\u00edcias em si. Na era pr\u00e9-digital, as organiza\u00e7\u00f5es de jornalismo controlavam os produtos de not\u00edcias e servi\u00e7os do in\u00edcio ao fim, incluindo escrita e produ\u00e7\u00e3o, embalagem e entrega, experi\u00eancia do p\u00fablico e sele\u00e7\u00e3o editorial. Com o tempo, as empresas de tecnologia tomaram algum desses pap\u00e9is, suplantando as escolhas e objetivos dessas empresas not\u00edcias com suas pr\u00f3prias escolhas e objetivos, incluindo os algoritmos do facebook, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Nem tudo s\u00e3o m\u00e1s not\u00edcias quando se trata de tecnologia. Liderado pelo Serial, os podcasts v\u00eam apresentando um crescimento constante nos \u00faltimos dois anos. Segundo o Pew, \u201cavan\u00e7os na tecnologia\u2014 em particular, o r\u00e1pido crescimento no uso de smartphones e de aparelhos mobile e a facilidade de escutar no carro\u2014 contribu\u00edram para um ligeiro aumento no interesse por podcasts. No Brasil, eles j\u00e1 existem, mas aos poucos est\u00e3o se popularizando, seguindo outras tend\u00eancias nas comunica\u00e7\u00f5es.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

A Pew Research ressalta que n\u00e3o \u00e9 de hoje que se sabe que os investimentos no digital n\u00e3o necessariamente v\u00e3o parar nas empresas\u00a0de not\u00edcias. H\u00e1 dinheiro na web: o total de gastos com public","protected":false},"author":1,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[1],"tags":[],"class_list":["post-68","post","type-post","status-publish","format-standard","hentry","category-uncategorized"],"yoast_head":"\nTecnologia: amiga ou inimiga da not\u00edcia? - Grupo Editorial<\/title>\n<meta name=\"robots\" content=\"index, follow, max-snippet:-1, max-image-preview:large, max-video-preview:-1\" \/>\n<link rel=\"canonical\" href=\"https:\/\/www.grupoeditorialnovoconceito.com.br\/tecnologia-amiga-ou-inimiga-da-noticia\/\" \/>\n<meta property=\"og:locale\" content=\"pt_PT\" \/>\n<meta property=\"og:type\" content=\"article\" \/>\n<meta property=\"og:title\" content=\"Tecnologia: amiga ou inimiga da not\u00edcia? - Grupo Editorial\" \/>\n<meta property=\"og:description\" content=\"A Pew Research ressalta que n\u00e3o \u00e9 de hoje que se sabe que os investimentos no digital n\u00e3o necessariamente v\u00e3o parar nas empresas\u00a0de not\u00edcias. H\u00e1 dinheiro na web: o total de gastos com publicidade digital cresceu mais 20% em 2015 para cerca de US$ 60 bilh\u00f5es, uma taxa de crescimento mais elevada do que em […]\" \/>\n<meta property=\"og:url\" content=\"https:\/\/www.grupoeditorialnovoconceito.com.br\/tecnologia-amiga-ou-inimiga-da-noticia\/\" \/>\n<meta property=\"og:site_name\" content=\"Grupo Editorial\" \/>\n<meta property=\"article:published_time\" content=\"2022-08-20T02:39:01+00:00\" \/>\n<meta property=\"article:modified_time\" content=\"2023-11-03T20:22:39+00:00\" \/>\n<meta name=\"author\" content=\"gru\" \/>\n<meta name=\"twitter:card\" content=\"summary_large_image\" \/>\n<meta name=\"twitter:label1\" content=\"Escrito por\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data1\" content=\"gru\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:label2\" content=\"Tempo estimado de leitura\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data2\" content=\"2 minutos\" \/>\n<script type=\"application\/ld+json\" class=\"yoast-schema-graph\">{\"@context\":\"https:\/\/schema.org\",\"@graph\":[{\"@type\":\"WebPage\",\"@id\":\"https:\/\/www.grupoeditorialnovoconceito.com.br\/tecnologia-amiga-ou-inimiga-da-noticia\/\",\"url\":\"https:\/\/www.grupoeditorialnovoconceito.com.br\/tecnologia-amiga-ou-inimiga-da-noticia\/\",\"name\":\"Tecnologia: amiga ou inimiga da not\u00edcia? - Grupo Editorial\",\"isPartOf\":{\"@id\":\"https:\/\/www.grupoeditorialnovoconceito.com.br\/#website\"},\"datePublished\":\"2022-08-20T02:39:01+00:00\",\"dateModified\":\"2023-11-03T20:22:39+00:00\",\"author\":{\"@id\":\"https:\/\/www.grupoeditorialnovoconceito.com.br\/#\/schema\/person\/0faada19e1e06eb18a461ad3af2ab18d\"},\"inLanguage\":\"pt-PT\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"ReadAction\",\"target\":[\"https:\/\/www.grupoeditorialnovoconceito.com.br\/tecnologia-amiga-ou-inimiga-da-noticia\/\"]}]},{\"@type\":\"WebSite\",\"@id\":\"https:\/\/www.grupoeditorialnovoconceito.com.br\/#website\",\"url\":\"https:\/\/www.grupoeditorialnovoconceito.com.br\/\",\"name\":\"Grupo Editorial\",\"description\":\"Conteudo de qualidade\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"SearchAction\",\"target\":{\"@type\":\"EntryPoint\",\"urlTemplate\":\"https:\/\/www.grupoeditorialnovoconceito.com.br\/?s={search_term_string}\"},\"query-input\":\"required name=search_term_string\"}],\"inLanguage\":\"pt-PT\"},{\"@type\":\"Person\",\"@id\":\"https:\/\/www.grupoeditorialnovoconceito.com.br\/#\/schema\/person\/0faada19e1e06eb18a461ad3af2ab18d\",\"name\":\"gru\",\"image\":{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-PT\",\"@id\":\"https:\/\/www.grupoeditorialnovoconceito.com.br\/#\/schema\/person\/image\/\",\"url\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/e4a489dfe85459ea1d0ce4fbbcc3a011?s=96&d=mm&r=g\",\"contentUrl\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/e4a489dfe85459ea1d0ce4fbbcc3a011?s=96&d=mm&r=g\",\"caption\":\"gru\"},\"sameAs\":[\"https:\/\/www.grupoeditorialnovoconceito.com.br\"]}]}<\/script>\n<!-- \/ Yoast SEO plugin. -->","yoast_head_json":{"title":"Tecnologia: amiga ou inimiga da not\u00edcia? - Grupo Editorial","robots":{"index":"index","follow":"follow","max-snippet":"max-snippet:-1","max-image-preview":"max-image-preview:large","max-video-preview":"max-video-preview:-1"},"canonical":"https:\/\/www.grupoeditorialnovoconceito.com.br\/tecnologia-amiga-ou-inimiga-da-noticia\/","og_locale":"pt_PT","og_type":"article","og_title":"Tecnologia: amiga ou inimiga da not\u00edcia? - Grupo Editorial","og_description":"A Pew Research ressalta que n\u00e3o \u00e9 de hoje que se sabe que os investimentos no digital n\u00e3o necessariamente v\u00e3o parar nas empresas\u00a0de not\u00edcias. H\u00e1 dinheiro na web: o total de gastos com publicidade digital cresceu mais 20% em 2015 para cerca de US$ 60 bilh\u00f5es, uma taxa de crescimento mais elevada do que em […]","og_url":"https:\/\/www.grupoeditorialnovoconceito.com.br\/tecnologia-amiga-ou-inimiga-da-noticia\/","og_site_name":"Grupo Editorial","article_published_time":"2022-08-20T02:39:01+00:00","article_modified_time":"2023-11-03T20:22:39+00:00","author":"gru","twitter_card":"summary_large_image","twitter_misc":{"Escrito por":"gru","Tempo estimado de leitura":"2 minutos"},"schema":{"@context":"https:\/\/schema.org","@graph":[{"@type":"WebPage","@id":"https:\/\/www.grupoeditorialnovoconceito.com.br\/tecnologia-amiga-ou-inimiga-da-noticia\/","url":"https:\/\/www.grupoeditorialnovoconceito.com.br\/tecnologia-amiga-ou-inimiga-da-noticia\/","name":"Tecnologia: amiga ou inimiga da not\u00edcia? - Grupo Editorial","isPartOf":{"@id":"https:\/\/www.grupoeditorialnovoconceito.com.br\/#website"},"datePublished":"2022-08-20T02:39:01+00:00","dateModified":"2023-11-03T20:22:39+00:00","author":{"@id":"https:\/\/www.grupoeditorialnovoconceito.com.br\/#\/schema\/person\/0faada19e1e06eb18a461ad3af2ab18d"},"inLanguage":"pt-PT","potentialAction":[{"@type":"ReadAction","target":["https:\/\/www.grupoeditorialnovoconceito.com.br\/tecnologia-amiga-ou-inimiga-da-noticia\/"]}]},{"@type":"WebSite","@id":"https:\/\/www.grupoeditorialnovoconceito.com.br\/#website","url":"https:\/\/www.grupoeditorialnovoconceito.com.br\/","name":"Grupo Editorial","description":"Conteudo de qualidade","potentialAction":[{"@type":"SearchAction","target":{"@type":"EntryPoint","urlTemplate":"https:\/\/www.grupoeditorialnovoconceito.com.br\/?s={search_term_string}"},"query-input":"required name=search_term_string"}],"inLanguage":"pt-PT"},{"@type":"Person","@id":"https:\/\/www.grupoeditorialnovoconceito.com.br\/#\/schema\/person\/0faada19e1e06eb18a461ad3af2ab18d","name":"gru","image":{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-PT","@id":"https:\/\/www.grupoeditorialnovoconceito.com.br\/#\/schema\/person\/image\/","url":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/e4a489dfe85459ea1d0ce4fbbcc3a011?s=96&d=mm&r=g","contentUrl":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/e4a489dfe85459ea1d0ce4fbbcc3a011?s=96&d=mm&r=g","caption":"gru"},"sameAs":["https:\/\/www.grupoeditorialnovoconceito.com.br"]}]}},"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.grupoeditorialnovoconceito.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/68"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.grupoeditorialnovoconceito.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.grupoeditorialnovoconceito.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.grupoeditorialnovoconceito.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.grupoeditorialnovoconceito.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=68"}],"version-history":[{"count":4,"href":"https:\/\/www.grupoeditorialnovoconceito.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/68\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":91,"href":"https:\/\/www.grupoeditorialnovoconceito.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/68\/revisions\/91"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.grupoeditorialnovoconceito.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=68"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.grupoeditorialnovoconceito.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=68"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.grupoeditorialnovoconceito.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=68"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}